As empresas beneficiadas deverão devolver os montantes num prazo de sete anos, a taxas de juro de 5 por cento, além de 13 por cento que são assumidos pelo Estado.
Oito empresas beneficiaram de crédito do Banco de Poupança e Crédito no âmbito do Programa Angola Investe em 2012. No global, o BPC disponibilizou 20 milhões USD, e a Afri Fresh, ligada ao sector agro-industrial, foi uma das beneficiadas, com 5 milhões USD.
O administrador da empresa, Anastácio dos Santos, explicou que o montante será aplicado na equipação de um matadouro com uma capacidade diária de processar 50 bovinos, 250 caprinos e uma quantidade inferior de suínos. As obras de implementação do projecto encontram-se 50 por cento concluídas, segundo o administrador, acrescentando que os equipamentos que faltam foram encomendados e a inauguração do empreendimento está prevista para o terceiro trimestre do ano que agora começa.
Localizado na zona dos Ramiros, Luanda, o empreendimento poderá criar 75 postos de trabalho. A outra empresa seleccionada é a OAG Comercial, que beneficiou de um empréstimo de 2 milhões USD.
O director executivo da empresa, Pedro Pataca, disse que esse valor deve servir para alavancar o projecto de aquisição de máquinas e viaturas pesadas para o processamento e transporte de carga em granel. A empresa tem cerca de 17 anos de actividade, e o projecto beneficiário está localizado na província do Bengo, devendo criar mais de 100 postos de trabalho na sua fase terminal de implementação.
Fonte: Expansão